Tabela de classificação Taça Marandu 2012

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Regra de Futebol de Mesa adotada na Copa Gado de Corte de Futebol de Mesa - Taça Marandu


# Jogarão apenas dois jogadores, em cada jogo, sendo um contra o outro.

# Sempre quando possível, deve haver um árbitro em cada jogo.

# Cada jogador deverá jogar com um time contendo dez botões (diâmetro entre 3,0 e 6,0 cm) e um goleiro (1,5 x 3,5 x 8,0 cm)

# Pode-se fazer até três substituições por jogo.

# O jogo deverá ter a duração mínima de 8 x 8 minutos.

# O campo terá as seguintes delimitações: área útil de 1,04 x 1,65 cm.

# Para este campeonato, será utilizado, como bolinha, o dadinho da regra carioca 8x3.

# Pode-se dar até 8 toques coletivos, sendo que cada botão pode dar até 3 toques individuais.

# A bolinha estando na pequena área, é da defesa e pode ser tocada pelo goleiro.

# O goleiro pode dar até 3 toques, até o limite da grande área, para recolocar a bola em jogo, sendo considerado 1 toque na defesa.

# O goleiro não pode sair da pequena área para defender, sob pena de infração (falta em dois lances ou pênalti).

# Não é permitida a tabela intencional do botão com as laterais do campo. Caso o botão bata na lateral do campo durante uma jogada normal, ele deve ficar posicionado no local da batida, fora de campo.

# Não existe bola prensada.

# A cobrança de lateral e de escanteio deve ser feita por um botão, no local onde a bolinha sair, e conta como um toque.

# Os botões só poderão ser movimentados nas seguintes condições:

- Quando a bolinha for chutada para a linha de fundo pelo adversário, antes do tiro de meta, os dois jogadores podem movimentar seus botões a seu modo, primeiro os de ataque e depois os de defesa, devendo observar a distância de 3 dedos do botão adversário, num período de 5 segundos;
- Para cobrança de lateral, escanteio e infrações, somente o jogador da vez pode mexer em um botão para cobrança e nos que estiverem atrapalhando, devendo estes ficar a 4 dedos de distância da bolinha;
- O goleiro só pode ser movimentado quando o jogador adversário pedir "para o gol".

# No início do jogo e após o gol, deve-se reiniciar o jogo do meio-de-campo: a bolinha deve ser tocada por um botão e seguir além do meio campo, porém dentro do grande círculo, caso contrário deve-se reiniciar o jogo. O segundo toque deve ser dado por outro botão e a bolinha deve sair do grande círculo, caso contrário a posse de bola será do adversário.

# Deve-se pedir "para o gol" antes do chute, sob pena de invalidade do gol.

# Pode-se chutar para o gol quando a bolinha estiver no campo do adversário e este cometer um erro, após um toque no campo adversário, em cobrança de falta direta, em cobrança de pênalti e em cobrança de escanteio.

# Quando um botão tocar em um adversário antes de tocar na bolinha: falta direta para o adversário. Caso o botão do atacante bater em dois botões adversários antes de tocar na bolinha, este (botão) deve ser expulso, sem substituição e posterior cobrança da falta direta.

# Quando a mão do jogador tocar na bolinha ou em qualquer botão, sem que a movimentação seja autorizada: falta indireta para o adversário.
     


Nenhum comentário:

Postar um comentário